VW Parati: 30 anos (1982 – 2012)
O TOP 10 – Carros em produção por mais de 20 anos continua com a VW Parati. Era a variante da primeira geração do Gol de 1980 e usava um motor 1.5 de 65 cv de potência. Lançada em 1982 com as versões LS e GLS, substituiu a Variant, perua da Brasília.
Foram 4 gerações que evoluiram junto com os irmãos Gol, Saveiro e Voyage, além de muitas versão especiais que vemos a seguir:
Parati Plus – 1983
As primeiras gerações e versões da Parati e do Voyage, vieram acompanhadas da sua primeira série especial, a Plus de 1983. Tanto na perua como no sedan, os modelos eram equipados com para-choques, grade e retrovisores na cor da carroceria – algo inédito na época – faróis de neblina e rodas de alumínio. Ambos dispunham da mesma versão de motor 1.6 refrigerado a água.
Parati Plus – 1989
Na nova versão agora em 89, a perua que tinha a mesma frente quadrada com a reestilização, ganhava novos faróis de neblina e uma nova cor, preta que acompanhava a versão especial.
Parati Club – 1989
Nessa série especial, as melhorias cosméticas, eram limitadas a grade da cor da carroceria, rodas de alumínio de 13 polegadas e faixas laterais.
Parati Surf – 1995
Na última versão antes da troca de geração – quadrado para bolinha – a Parati ganhava uma nova série limitada chamada Surf. Faróis que agora eram de longo alcance, retrovisores pintados na cor da carroceria, lanternas em fumê faziam parte do conjunto estético da nova versão. Novas rodas de aro 14 completavam o design geral do veículo.
Parati Atlanta – 1996
Em alusão as Olimpíadas que aconteceram na cidade americana de Atlanta, na Georgia nos Estados Unidos em 1996, a Parati ganhava novas calotas com desenho inédito e faróis duplos.
Parati Club – 1997/1998
Para essa nova versão da série Club, a Parati agora trazia um novo motor 1.8 litro, e novos equipamentos, como rodas com design mais despojado e sem calotas, e faróis de neblina. Um adesivo alusivo a versão estampava a traseira do veículo.
Parati Summer – 2000
Apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo de 2000, a nova linha Gol chegava a geração “III”. Com essa nova geração, foi apresentado uma nova série especial chamada Summer, que tinha sido lançada apenas em 1993 para a Saveiro. Nessa nova versão, a Parati vinha com faróis com máscara negra e molduras decorativas. O motor para o modelo era o 1.0 de 16 válvulas.
Parati Fun – 2001
Para 2001, a linha Gol, Saveiro e Parati, ganham a série Fun, que tem como destaque, cores vivas, como tons de azuis e vermelhos. Outro destaque, eram as máscaras dos faróis que acompanhavam a cor da carroceria. Novas rodas de 14 polegadas e faróis de neblina acompanhavam o conjunto. A perua, utilizava o motor 1.0 16 válvulas.
Parati Evidence – 2002
Já com seus últimos respiros antes de trocar drasticamente de estilo, a perua ganha a versão Evidence, que tinham poucas diferenças em relação ao modelo normal. As opções de motor eram o 1.0 16 válvulas turbo e o 1.8.
Parati Track & Field – 2005
Acompanhando o Gol G4, a Parati recebe sua última série especial com 4400 unidades produzidas. Dotada de suspensão mais alta, e detalhes com cores diferentes, a Parati se preparava para dar o adeus.
Em 30 de junho de 2012, a Parati se despede da linha de produção de Taubaté, depois de quase 1 milhão unidades vendidas.
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.