Fiat Uno/Mille: 29 anos (1984 – 2013)
O TOP 10 – Carros em produção por mais de 20 anos continua com o Fiat Uno, que chegou ao mercado brasileiro em 1984 para substituir o Fiat 147.
O design geral era simples e coeso, com grande área envidraçada e bom aproveitamento de espaço interno. Na dianteira, os faróis grandes e quadrados acompanhados de luzes de indicação de seta no formato retangular, que o acompanharam durante um bom tempo. No centro da grade o logo da Fiat com suas cinco linhas que ficavam inclinadas, como se tivessem em itálico.
Na traseira, lanternas quadradas com desenho simples e funcional, placa na tampa do porta malas junta à maçaneta que dava acesso ao interior. As laterais eram simples e elegantes, de acordo com o projeto inicial feito na Itália pelo estúdio ItalDesign, um dos mais renomados estúdios automotivos do mundo.
Com a nova legislação que reduzia impostos para motores entre 800 e 1000 cilindradas, o projeto mecânico foi ajustado e nasce o Uno Mille em 1990 que usava um motor de 994 cm³, 48 cavalos e 7,4 kgfm de torque para atender as novas normas do governo. Esse motor do “novo” Uno Mille era uma adaptação do motor Fiasa 1.0 litro de 52 cavalos que equipava o saudoso 147. A montadora reduziu o curso dos pistões do pequeno motor no Uno Mille e o deixou menor ainda, mas ainda assim relativamente econômico e valente.
Em 1994 o modelo ganhou atuallização no design externo, ganhando novos faróis retangulares e frente aparentemente mais baixa e para choques pretos. Uma carroceria com quatro portas também foi incluída na gama do Uno Mille e o ar condicionado entrava na lista de opcionais do modelo pela primeira vez.
Depois de mais de 3,7 milhões de unidades vendidas Uno Mille ganha uma última versão de despedida com apenas 2000 unidades produzidas chamada Grazie Mille. O modelo vinha com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, limpador no vidro traseiro e rádio com USB e Bluetooth, interior em carpete, forração escura no teto, rodas de liga, ponteira de escape cromada e faróis com máscara negra. Na cor Verde Saquarema, ainda havia adesivos na traseira e na soleira das portas com logo da versão.
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.