Chevrolet Veraneio: 30 anos (1964 – 1994)
Nosso TOP 10 – Carros em produção por mais de 20 anos continua com a Veraneio. Ela foi um marco na história automobilística nacional não só pela sua influência no cotidiano, mas também pela fama que conquistou. Apesar do seu nome ser justamente pelo fato de ser um carro projetado para o lazer, o modelo também foi um grande companheiro de um órgão civil importantíssimo: a polícia. O governo percebeu que seu espaço poderia ser útil tanto no atendimento emergencial de saúde quanto para locomover infratores da lei. Então foi aí que o Veraneio virou o famoso camburão.
Em seu lançamento, o Veraneio possuía motor 4.3-litros com 149 cv e 32,1 kgfm, que foi atualizado em 1976, quando adotou o motor 2.5 de quatro cilindros do Opala, com 87 cv e 17 kgfm, nas opções a álcool e a gasolina. O modelo também tinha a versão a diesel, com motor Perkins Q20B 3.9 até 1991 e Maxion S4 e S4T de 1992 até o encerramento da sua produção em 1994. Esteticamente, o SUV passou por algumas mudanças, sendo uma das mais importantes em 1989, quando ganhou painel modernizado, ar-condicionado e direção assistida.
Quando foi lançada, o mercado de automóveis brasileiro ainda estava fechado para os importados. Mesmo assim, teve um bom mercado enquanto os novos utilitários esportivos como Ford Explorer e Mitsubishi Pajero não vinham. Chegou a ganhar um face-lift em 1992, que lhe deu faróis trapezoisais e nova grade. Até que em 1994 deixou de ser produzida, junto com a Bonanza, vencida pelos SUVs importados, que já estavam se popularizando e eram bem mais modernos.
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