A Ford Everest 2023 acaba se ser lançada oficialmente e reconhecida como o SUV da nova Ranger 2023, também lançada a pouco tempo. É a terceira geração do SUV, que tinha foco das vendas na Ásia e na Oceania e agora pretende alçar novos vôos para o mercado mundial.
A receita original foi mantida, e a Everest é montada com a carroceria sobre um chassi de longarinas e capacidade para 7 passageiros, mas se aproveita das novidades tecnológicas e mecânicas da nova Ford Ranger 2023.
Visualmente, a parte frontal é idêntica a da nova Ranger, com os faróis LED Matrix. Na adaptação da carroceria para virar um SUV, as portas traseiras ficaram maiores e melhoraram o acesso aos acentos traseiros. Na parte traseira as lanternas são mais largas e interligadas por uma barra ao longo de toda a tampa do porta-malas.
Tecnologicamente, a parte interna deixa claro que houve um salto de qualidade e quantidade de opções a disposição da motorista e dos ocupantes. A linda central multimídia vertical Sync 4 da Ford tem tela de 10,1 polegadas nas versões de entrada e enormes 12 polegadas nas versões topo de linha. O painel de instrumentos é totalmente digital e tem 8 polegadas nas versões de entrada e 12,3 polegadas nas versões topo de linha.
Cheio de itens de sério atuais e tecnológicos, tem câmeras 360°, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, assistente automático de manobra evasiva, que ajuda a evitar colisões e frenagem pós-colisão que é ativada para evitar uma segunda batida. Além disso, tem estacionamento automático e monitor de ponto cego para uso com trailers de até 10 metros de comprimento e 2,4 metros de largura.
A parte mecânica compartilhada com a nova Ranger usa um 3.0 V6 turbodiesel na versão topo de linha. Para alguns mercados, será o 2.0 turbodiesel com um ou dois turbos, enquanto para outros o 2.3 EcoBoost turbo a gasolina. Há 2 opções de transmissão, a manual de 6 velocidades ou a automática de 10, com tração 4×2 ou 4×4 com marcha reduzida.
Vendas do Novo Ford Everest
As vendas começam pela Ásia e Oceania no segundo semestre. Especula-se que o Ford Everest 2023 posso ser fabricado na Argentina, e chegue ao Brasil para bater de frente com a Toyota SW4 de R$ 395.690,00 e a Chevrolet Trailbrazer de R$ 368.470,00. O lançamento está posicionado acima do Ford Bronco Sport que hoje custa R$ 272.650,00 e deve romper a casa dos R$ 300 mil.