O VW Golf R 2022 já roda na Europa. Tradicionalmente o modelo R é o mais forte da família, com tração integral, além de design e equipamentos mais exclusivos. Usando um motor de 320 cv e 42,8 kgfm, faz o 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e máxima de 250 km/h. Em comparação à geração passada, são 20 cv e 4,1 kgfm extras. Os clientes pode escolher entre o câmbio manual de 6 marchas ou automatizado DSG de dupla embreagem e 7 velocidades.
De acordo com Jonas Thielebien, engenheiro responsável pelo projeto do Golf R, “Nosso objetivo com o Golf R era tornar suas características de direção o mais neutras possível, sendo mais simples possível de controla-lo em todos os momentos ”
Um dos aspectos que mais gera orgulho ao time de Jonas é a vetorização de torque do eixo traseiro, incorporado ao sistema 4Motion de tração integral. Foi uma das ferramentas usadas para aproveitar ao máximo a potência do modelo mais forte já construído, com 320cv.
Foi desenvolvido um novo eixo de transmissão traseiro que distribui a força de transmissão não apenas entre os eixos dianteiro e traseiro, mas também entre as duas rodas traseiras. O resultado é um incremento substancial de agilidade, principalmente em curvas, para o VW Golf R 2022. “O controle seletivo de torque nas rodas permite que você leve o carro a novos limites. Mesmo em altas velocidades, o comportamento do veículo permanece o mais neutro possível ”, acrescenta Thielebein.
A cereja do bolo é a possibilidade de incluir o Pacote R Performance, que acrescenta rodas especias de 19 polegadas, spoiler maior, aumento da velocidade máxima para 270km/h e mais 2 perfis de direção, o Special e o Drift. Em ambos os modos, a calibração da caixa de engrenagens do inversor foi otimizada para manter a rotação sempre alta. No modo automático, a caixa de câmbio de dupla embreagem (DSG) muda para cima o mais tarde possível e para baixo o mais cedo possível, o que ajuda no desenvolvimento de potência. Com esses modos selecionados, pela primeira vez o câmbio DSG mantem-se no modo 100% manual sem nenhum tipo de interferência à decisão do motorista.
Benjamin Leuchter, embaixador da marca alemã e piloto de testes e desenvolvimento da Volkswagen mencionou: . “Meu veredicto é claro: o VW Golf R 2022 é o modelo que se destaca na linha de produtos! Com a nova tração nas quatro rodas, que distribui perfeitamente a potência pelas rodas, e os dois novos modos de direção, o Golf R oferece uma experiência de direção extremamente divertida.”
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.