Maserati Grecale é o novo SUV médio esportivo de luxo da montadora italiana que chega para bater de frente com o Porsche Macan. Produzido na mesma fábrica do Alfa Romeu Stelvio, ele estará disponível para a Europa no segundo semestre. Serão versões híbridas associadas a motores 2.0 de 300cv e 330cv, além de um 3.0 V6 de 530cv. A versão 100% elétrica chega em 2023.
O design do Maserati Grecale é claramente inspirado no super esportivo MC20, além de referências de outros modelos como o Levante e o Ghibli. Ele apresenta um conceito mais contemporâneo com estilo “muito fluído, muito suave, com formas sinuosas e plásticas, com os elementos técnicos sublinhados pelo carbono”.
Internamente, destaque para o estilo moderno e luxuoso, com poucos botões físicos e quatro telas para monitoramento e configuração de todas as funções do SUV. Além do painel de instrumentos digital personalizável, uma central de info entretenimento com tela de 12,3″ e outra tela de 8,8″ para os controles acessórios logo abaixo. O clássico relógio da Maserati no painel pela primeira vez é digital e concentra uma interface de comando de voz. Para os passageiros no banco traseiro, uma tela sensível ao toque para o controle climático de 3 zonas.
Nesse post: O carro da F1 2022 em detalhes
O Maserati Grecale apresenta o sistema VDCM (Vehicle Dynamic Control Module) que controla a dinâmica do vaículo de forma preditiva, oferecendo uma clara diferenciação para cada um dos diferentes modos de condução: Conforto, GT, Sport, Corsa e Off-Road. O curso total da suspensão pneumática é de 65 mm e, comparado ao modo normal, varia de um mínimo de -35 mm a +30 mm no modo Off-Road.
O sistema multimídia de última geração MIA (Maserati Intelligent Assistant) com tela de 12,3″ é baseada no sistema operacional Android Auto com uma interface simplificada que pode ser personalizada com cinco perfis de usuário diferentes e dois smartphones conectados ao mesmo tempo. A conectividade do Apple Carplay e do Android Auto é sem fio.
Já o Maserati Connect permite saber o status e a posição do carro usando o seu celular em tempo real, ativar o Alexa, obter informações de tráfego e usar o hotspot Wi-Fi com pacote gratuito de 3 GB. O sistema de áudio da Grecale foi projetado e desenvolvido pela empresa italiana Sonus faber com dois níveis de personalização para até 21 alto-falantes, som tridimensional e um total de 1.285 watts.
As motorizações do Maserati Grecale
Para a versão topo de linha Grecale Trofeo, um motor 3.0 V6 Twin-turbo construído na fábrica da Termoli, que entrega 530 cv a 6.500 rpm e troque de 63,22 kgfm entre 3.000 e 5.500 rpm. Esse conjunto faz o Grecale Trofeo acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, com máxima de 285 km/h e consumo combinado de 8,92 km/lt.
Nas outras duas versões, um sistem híbrido leve que combina uma bateria de 48 volts, alternador/motor BSG (Belt Starter Generator) e turboalimentador elétrico eBooster para baixas rotações trabalhando em conjunto com o motor turbo a gasolina de quatro cilindros 2.0.
No Grecale GT a potência é de 304 cv a 5.750 rpm com torque de 45,89 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm. Desta forma, o GT chega a 240 km/h e faz o 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, com médias de consumo entre 11,49 km/l e 10,86 km/l.
Já o Grecale Modena a potência é de 334 cv e a velocidade máxima permanece inalterada a 240 km/h, mas com aceleração de 0 a 100 km/h melhorada, caindo para 5,3 segundos. O consumo combinado é 11,36 km/litro e 10,75 km/litro. Todas as opções são equipadas com uma transmissão automática ZF de 8 velocidades.
Neste post: Os pilotos e equipes da F1 2022
Os acabamentos do Maserati Grecale nas versões GT, Modena e Trofeo
A cor de lançamento do Maserati Grecale GT é o bronze fosco, em conjunto com o acabamento exterior cromado acetinado, saídas de escape duplos e rodas de liga leve de 19″, 20″ ou 21″. Internamente, o GT é reconhecível pelos insertos brunidos a laser e estofados de couro preto que vêm como padrão.
Já o Maserati Grecale Modena usa a cor Grigio Cangiante tristrato com detalhes em preto brilhante e preto escuro, além de rodas de 20″. Internamente, há detalhes bordados e costurados estendidos para painel de instrumentos, painéis e assentos, em couro vermelho escuro ou de gelo. Os insertos podem ser em madeira de cor cinza.
A topo de linha Maserati Grecale Trofeo usa a cor Giallo Modenese, com detalhes de carbono nos pára-choques e spoilers, assim como um escapamento esportivo exclusivo desta versão e rodas de lega leve de 21″. Internamente, chama a atenção o acabamento em fibra de carbono e couro perfurado.
Há ainda uma exclusiva Edição de lançamento PrimaSerie, com produção limitada e configurações interiores e conteúdo exclusivos.