Os carros que homenagearam as Olimpíadas marcaram a história da indústria brasileira. A montadora que mais produziu versões especiais foi a Volkswagem, mas Chevrolet e Nissan também prestaram suas homenagens.

1984 - Voyage Los Angeles
1984 – Voyage Los Angeles – Fonte:Revista Quatro Rodas

As Olimpíadas de Los Angeles foram a primeira a ter uma versão comemorativa, com o lançamento do Voyage Los Angeles. A base usada no projeto foi o Voyage LS com motor 1.6 a álcool com 81cv de potência, com vários detalhes que diferenciam a versão.

Ele vinha com os mesmos bancos Recaro do Gol GT, faixa preta pintada na lateral, emblema Los Angeles no vidro traseiro, volante do Passat GTS, faróis de neblina Cibié do VW Santana, spoiler dianteiro e traseiro pretos e para-brisa degradê.

A Volkswagen já havia feito o Gol Copa, com bons números de vendas, e tinha a intenção de produzir 3.000 unidades do Voyage Los Angeles. Porém as vendas foram muito abaixo do esperado, foram produzidos apenas 10% do esperado e o carro empacou nas concessionárias. Grande parte disso foi a cor metálica Azul Enseada. Porém, poucos anos depois ele virou onjeto de desejo e carro de colação.

1992 - Chevrolet Monza Barcelona
1992 – Chevrolet Monza Barcelona

A lista de carros que homenagearam as Olimpíadas continua com o Monza Barcelona. Baseado na versão SL, tinha duas opções de motores, 1.8 e 2.0, a gasolina ou a álcool e com injeção eletrônica, algo ainda novo no mercado brasileiro.

A versão tinha faixas decorativas em vermelho, amarelo e azul, além do nome da versão estampado na carroceria. Outros detalhes exclusivos eram as rodas de 14 polegadas, além de capas do retrovidores e grade frontal na cor do carro, Prata Argenta. Internamente, moldura vermelha da gravata da montadora no volante,bancos com encosto de cabeça vazado e preparação para som.

1996 - Gol e Parati Atlanta
1996 – Gol e Parati Atlanta

O Gol já era um sucesso de vendas e estava na sua segunda geração, o famoso “gol bolinha” quando lançou em 1996 mais uma versão alusiva as Olimpíadas.

Dessa vez, foram 2 modelos para a versão, Gol e Parati. Baseado na versão CLi 1.6, a Atlanta se diferenciava pelo volante de três raios, direção hidráulica, ar condicionado, limpador do vidro traseiro, preparação para som com alto-falantes, logotipo “Atlanta” nas laterais e na tampa do porta-malas, vidros e travas elétricas, motor 1.6 ou 1.8, bancos com revestimento exclusivo e alarme.

2000 - Gol Série Ouro
2000 – Gol Série Ouro

O Gol tinha acabado de ser remodelado para se tornar o “Gol G3”, mais um sucesso de vendas, e novamente lança uma versão alusiva as olimpíadas.

O VW Gol Ouro era baseado nos modelos com motor 1.0 16V e tinha carroceria de duas ou quatro portas. Os detalhes da versão especial era a adoção de acelerador eletrônico, direção hidráulica, volante esportivo, cintos de segurança e banco do motorista com regulagens de altura e limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Externamente, vidros verdes escurecidos, spoiler traseiro com brake-light embutido, faróis com refletores duplos e antena no teto. Havia adesivos com o nome da série nas laterais e na traseira. 

Polo Série Ouro
Polo Série Ouro – Crédito Carros na Serra

Outro exemplo de carros que homenagearam as Olimpíadas, é o Polo Série Ouro, alusiva a Olimpíadas de Atenas.

Feito sobre o Polo 1.6, essa versão limitada veio com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, relógio digital, acelerador eletrônico (E-Gas), abertura elétrica e por controle remoto do porta-malas, alarme keyless com monitoramento interno e gaveta porta-objetos sob o banco do motorista. Como opcionais serão oferecidos ar-condicionado eletrônico Climatronic, airbag duplo, espelhos elétricos, ABS, faróis de neblina, CD Player, acabamento interno em couro e um módulo com 4 falantes e 4 tweeters.

Externamente, rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus 195/55, aerofólio com brake-light integrado, vidros escurecidos, lentes das lanternas traseiras de direção branca, além dos frisos, maçanetas e carcaça dos retrovisores externos na cor do veículo. As cores disponíveis são as sólidas vermelho Flash e preto Ninja, e nas metálicas prata Light e verde Nativo. O acabamento interno é o tear Magic, na cor preta.

2016 - March Rio
2016 – March Rio

Depois de 12 anos sem séries especiais alusivas as Olimpíadas, foi a vez da Nissan fazer sua estreia com o lançamento de mais um dos carros que homenagearam as Olimpíadas, o March Rio. Feito sobre o modelo SL, é a versão especial com visual mais esportivo que vemos até hoje, de certa forma até de forma exagerada.

Emblemas Rio 2016 nas laterais e tampa do porta-malas, rodas de liga leve aro 16, máscara negra nos faróis, saias laterais, para-choque traaseiro com difusor de ar e retrovisores com capa em preto brilhante. Foram 3 cores disponíveis, preto, branco perolizado e prata metálica.

Internamente os bancos tem costuras laranjas e os tapetes tem bordados com o logotipo Rio 2016. Destaque para a boa central multimídia Multi-app.

Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.

Deixe uma resposta