Cuidados com o carro no frio intenso
Cuidados com o carro no frio intenso

Os cuidados com o carro no frio intenso são diferentes dos que devemos ter no verão. Para essa semana é esperada uma enorme onda de frio para grande parte da região sul e sudeste do Brasil. Então fique atento para as dicas a seguir e não seja pego de surpresa.

Ar quente – O seu aliado pode virar um inimigo

Ar quente - o aliado pode virar inimigo
Ar quente – o aliado pode virar inimigo

Vivemos em um país tropical e o acessório é pouco usado em grande parte do Brasil, normalmente sendo necessário apenas nas regiões sul e sudeste durante o inverno. Porém o tempo de inatividade gera um acúmulo perigoso de fungos, bactérias e poeira no sistema. E justamente quando você mais precisa dele, o efeito colateral mais comum são as crises alérgicas decorrentes desses fungos.

Como manutenção preventiva é importante fazer uma higienização do sistema para não ser pego de surpresa, e além de sofrer com o frio, ganhar de presente problemas respiratórios.

Pneus requerem cuidado extra

Pneus requerem cuidado extra
Pneus requerem cuidado extra

Os pneus são fundamentais para a segurança do veículo e já te explicamos tudo nesse post. A calibragem é um dos itens mais importantes para garantir a durabilidade dos pneus e também o consumo de combustível. Mesmo assim, na maioria das vezes a calibragem é negligenciada pelos motoristas. Mas pensando nos cuidados com o carro no frio intenso, a atenção deve ser redobrada, já que rodando por algum tempo eles esquentam e parados eles esfriam muito rápido o que gera perda de pressão. O risco aumenta em virtude das dificuldades de condução durante as ondas de frio extremo, já que a neblina e pista molhada ou congelada podem geram derrapagens com mais frequência.

Lâmpadas em ordem, questão de segurança

A baixa visibilidade é causa comum de acidentes de trânsito no inverno, sendo assim, ver e ser visto é fundamental para a sua segurança. Cheque com mais frequência toda a sua iluminação para identificar lâmpadas queimadas e fazer a substituição necessária em faróis, faróis auxiliares, lanternas, piscas, pisca-alerta e luz de ré.

Palhetas do limpador de para-brisa

Palhetas do limpador de para-brisa
Palhetas do limpador de para-brisa

É justamente naquele trecho a noite com serração baixa ou na chuva que você se dá conta de que suas palhetas dos limpadores de para-brisa ultrapassaram a vida útil. Esse é outro componente que tem relação direta com a segurança do veículo e negligencia-lo pode gerar acidentes. Dos cuidados com o carro no frio intenso, é um tipo de manutenção de baixo custo que não vale a pena deixar para depois.

Bateria

No frio intenso aumentam as chances de você se deparar com problemas com a bateria do carro, visto que as reações químicas ficam comprometidas. Isso afeta a capacidade do componente de gerar a energia necessária para manter as funções necessárias ao bom funcionamento do veículo.

Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.

Deixe uma resposta