O Toyota GR Corolla 2023 acaba de ser oficializado nesta quinta-feira (31), após meses seguidos de teasers e informações preliminares. O modelo carrega o emblema da divisão de performance Gazzo Racing da Toyota, o que significa que tem atributos exclusivos.
Por enquanto o produto é exclusivo dos mercados da Europa e América do Norte, onde chega como um verdadeiro hot hatch com importantes modificações mecânicas e estéticas fazendo jus à sigla GR. Mas os dados de desempenho, como aceleração e velocidade máxima, não foram revelados.
Neste post: Tudo sobre a Toyota Hilux GR-S 2023
Os atributos do Toyota GR Corolla 2023
O conjunto mecânico do Toyota GR Corolla 2023 é destaque, com o motor 1.6 turbo G16E-GTS que entrega 304cv de potência a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque, trabalhando em conjunto ao câmbio manual de 6 marchas. Além disso, há um sofisticado sistema de tração integral GR-Four, com distribuição de torque polarizada para a traseira e diferenciais de deslizamento limitado em ambos os eixos. A divisão de torque tem configurações selecionáveis para as proporções 60-40, 50-50 e 30-70 ao gosto do motorista.
A estrutura com carro também foi melhorada, com importantes alterações na plataforma GA-C, que ganhou pontos de solda adicionais para reforçar a estrutura. Além disso, o capô e os painéis da porta dianteiros agora são em alumínio para reduzir o peso.
Visualmente, a carroceria do Toyota GR Corolla 2023 ganha novas estruturas aerodinâmicas nas laterais, além de pára-lamas alargados que se traduzem em um visual mais musculoso e agressivo. As rodas são de 18 polegadas com desenho de 15 raios e acabamento preto brilhante, calçadas em pneus Michelin Pilot Sport 4 235/40R18 e a suspensão e os freios também foram reforçados. Na traseira, chamam a atenção o novo para-choque, novas saídas triplas de escape e o grande aerofólio.
Neste post: A Gasolina sintética que não vem do petróleo
Internamente, o painel digital tem tela de 12,3 polegadas que inclui visualizações do modo de tração selecionado, pressão do turbo, indicador da marcha selecionada e tacômetro. O sistema de entretenimento tem tela de 8 polegadas. Para a condução, as trocas de marchas usam uma curta alavanca que a Toyota diz ter uma posição ergonômica “naturalmente adequada ao braço do condutor”.
No mercado americano serão duas versões do Toyota GR Corolla 2023: Core, mais básica, e Circuit Edition, mais completa. A primeira sai nas cores branco, preto e vermelho. No interior, assentos esportivos revestidos de tecido e um esquema de cores preto e prata. Opcionalmente, o pacote Cold Weather adiciona aquecimento no volante e bancos dianteiros.
Já o Corolla GR Circuit Edition tem teto de fibra de carbono e carroceria nas cores branco, vermelho ou cinza, com pinças de freio vermelhas. Há aberturas funcionais no capô, detalhes em preto brilhante e diferenciais de deslizamento limitado Torsen para os eixos dianteiro e traseiro. Internamente, os bancos são revestidos em couro e camurça, e o sistema de som foi refinado.
No Brasil, o lançamento deverá acontecer no segundo semestre, mas os preços ainda são foram divulgados.
Os comentários estão encerrado.