Novo Ford Evos – Sucessor do Fusion

NOVO FORD EVOS
NOVO FORD EVOS

O novo Ford Evos, é um crossover, misto de SUV, sedã e perua. Ele vai ocupar o lugar do Fusion no mercado chinês e em breve pode estar na Europa. O modelo já tinha sido apresentado em abril, e agora começa a ser produzido na China, por enquanto exclusivo para esse mercado.

O modelo lembra muito o Ford Mustang March-E, nos traços laterais da carroceria e na silhueta, apenas com dimensões um pouco menores. São 4,92m de comprimento, 1,92m de largura, 1,60m de altura e 2,94m de entre-eixos. Em comparação ao modelo que substitui, o Fusion, o Evos é 5 cm mais longo, entre-eixos 9 cm mais longo, 7 cm mais largo e 11 cm mais alto.

Compartilhando a mesma motorização usada no Fusion, sob o capô há o motor 2.0 quatro cilindros EcoBoost que entrega 240 cv, mas nesse caso, trabalha em conjunto com uma transmissão automática de dez marchas, já usada pelo Mustang e pelas picapes da Ford fora do Brasil.

Indiscutivelmente o que mais chama a atenção no Evos é seu design. A dianteira tem grade  ovalada de grandes proporções, acompanhada por um friso cromado que se conecta aos faróis. Eles têm design agressivo e são divididos em duas partes. Na parte inferior do para-choque, uma grande abertura de ar. Atrás, lanternas em C conectadas trazem uma nova interpretação do design Ford ao modelo. O teto ainda apresenta aerofólio com duas barbatanas, como em carros conceito.

Internamente, todo o conceito é simples e os botões se resumem aos que estão junto ao seletor do câmbio. Todo o destaque está na enorme tela que concentra instrumentação atrás do volante, multimídia, navegação e gerenciamento de processos. Ele mede mais de 1 metro de largura e funde a instrumentação com uma tela de 12,3 polegadas e uma tela de 27 polegadas com resolução de 4K. O equipamento tem inteligência artificial e está conectada pelo mecanismo de busca chinês Baidu. Além disso, terá o sistema BlueCruise da Ford, que permitirá uma direção semi-autônoma de nível 2.