A Speeder fabricada pela Jetpack Aviation será a primeira moto voadora do mundo. A novidade chega ao mercado em 2023 ao preço de US$ 380 mil, algo acima de R$ 2 milhões, em conversão direta. A Speeder é um VTOL, veículo que decola e pousa verticalmente e pode atingir velocidades de até 240 km/h na sua versão EVS. Para isso, opera com turbinas à combustão e um eficiente sistema de estabilização que o equilibra no ar para evitar quedas. Além disso, pode subir a 4.570 metros de altitude e rodar tanto com querosene de aviação como com diesel, opções que impactam tanto na performance como também na autonomia.
Inicialmente desenvolvida como um produto para uso militar, a Speeder será oferecida no mercado em versões diferentes. A UVS tem peso equivalente ao de uma motocicleta comum de 125 cc, velocidade limitada a 100 km/h e tanque com capacidade de 19 litros. Segundo a marca, a Speeder UVS dispensa licença ou habilitação de pilotagem especial – ao menos no contexto norte-americano – e eventuais compradores vão receber treinamento para aprender a pilotá-la. Já o modelo EVS, que vem desbloqueado para acelerar a até 240 km/h, é tida como um veículo de classe mais experimental.
A Versão Ultraleve (UVS) não exigirá licença de piloto para operar – todo o treinamento será fornecido pela JPA ou um de nossos centros de treinamento autorizados. A versão Ultralight será limitada a transportar 5 galões de combustível e a velocidade de vôo de 60 mph.
A Versão Experimental (EVS) exigirá licença de piloto privado para voar e não terá restrições de combustível ou velocidade. Como proprietário / piloto do EVS, nós o receberemos em nossa fábrica e você fará parte do processo de conclusão da aeronave. Isso irá satisfazer as regras da FAA sobre a produção de aeronaves experimentais.
Veja também: Caio Castro e seu bom gosto com motos