A Volkswagen do Brasil anunciou oficialmente que o Fox saiu de linha. Em nota oficial, a montadora destaca a importância do projeto desenvolvido no Brasil e lançado em 2003, como um caso de sucesso. Foram 1,8 milhão de unidades produzidas na planta de São José dos Pinhais, no Paraná. Em torno de 1,3 milhão de unidades desse volume foram vendido no mercado interno e 500 mil unidades foram exportadas para outros paises, o que mostra que o brasileiro abraçou o Fox. O modelo sai de linha em virtude no novo cenário do mercado, que privilegia os SUV´s, tanto que o espaço da sua linha de montagem será totalmente ocupado com a produção do T-Cross.
O Fox foi desenvolvido sob o conceito Design Around the Passanger, e pensado de dentro para fora, o que deu a ele a característica mais marcante, a posição de dirigir bem mais alta que o habitual para a época. Mais tarde veio a versão “aventureura” Crossfox e a carroceria perua nas versões SpaceFox e SpaceCross.
Como diferenciais ao longo da história de vida do Fox, ele foi o primeiro modelo da VW a usar um motor 3 cilindros 1.0 12V Total Flex, o primeiro a usar câmbio de 6 velocidades e um dos primeiros a usar controles de tração e estabilidade.
O estoque atual das concessionárias é vendido nas versões Connect por R$ 61.690,00 e Xtreme por R$ 67.430,00 que usam motor 1.6 de 104cv de potência e câmbio de 5 velocidades. Por incrível que pareça, o Gol, que seria aposentado com a chegada do Fox em 2003 segue firme por mais algum tempo.
A tabela abaixo mostra as vendas de cada ano, do início ao fim da vida do Fox
Ano | Unidades emplacadas |
2003 (a partir de outubro) | 6.000 |
2004 | 54.383 |
2005 | 94.962 |
2006 | 107.600 |
2007 | 126.291 |
2008 | 115.059 |
2009 | 129.179 |
2010 | 143.768 |
2011 | 121.584 |
2012 | 167.083 (recorde) |
2013 | 129.925 |
2014 | 101.336 |
2015 | 79.590 |
2016 | 43.727 |
2017 | 42.716 |
2018 | 39.260 |
2019 | 38.487 |
2020 | 20.382 |
2021 | 15.957 (até setembro) |
Os comentários estão encerrado.