O custo das baterias
O maior custo de um carro elétrico está nas baterias, algo em torno de 40% do valor total. Um estudo da Bloomberg New Energy mostra que o preço das baterias caiu 87% de 2010 a 2019.
Porém, analistas do setor entendem que quando a maioria das montadoras aderirem, a redução pode não ser a que se espera.
No mundo em que vivemos, cada vez mais digital e a conectado digitalmente, milhares de celulares são vendidos a cada dia, com todos usando baterias de lítio, a mesma do veículo elétrico.
Mas a bateria do carro elétrico precisa de 100 mil vezes mais energia que a do celular. Agora imagine o tamanho do problema que teremos em 2030.
Considerando que a produção das baterias vai crescer muito, a demanda por alguns metais usados na sua fabricação crescerá exponencialmente, principalmente o cobalto e o lítio.
Devido a uma superoferta, hoje o lítio tem baixo custo, mas especialistas explicam que isso é uma situação temporária e mudará bastante em 10 anos, lembrando que os carros elétricos representam apenas 6% das vendas atuais na Europa.
Estamos falando de um produto que não pode ser produzido em qualquer parte do globo. As reservas naturais de cobalto e lítio estão concentradas em poucos países. 50% da reserva de cobalto está na República Democrática do Congo e 75% do lítio na Bolívia, Chile e Argentina.
Há também uma questão técnica que vai dificultar a redução drástica de preço do carro elétrico. Mesmo que as baterias fiquem bem mais baratas com o crescimento da produção, o mesmo não acontecerá com seu sistema de refrigeração.
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