O Governo Brasileiro definiu nesta segunda-feira (25) o início dos pagamentos do Auxílio para caminhoneiros em seis parcelas de R$ 1.000,00. Chamado de do BEm-Caminhoneiro (Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga), a ação do governo vai beneficiar os trabalhadores do setor.
As duas primeiras parcelas referentes aos meses de julho e agosto serão pagas juntas a partir do dia 9 de agosto. A partir disso, as parcelas mensais de R$ 1.000,00 serão pagas em setembro, outubro, novembro e dezembro.
O benefício é concedido aos transportadores de cargas autônomas que fizeram seu cadastro no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) até o fim de maio de 2022. O motorista precisa estar com seu cadastro ativo para que o benefício seja pago. Além disso, os motoristas precisam estar atentos a outras exigências, como estar com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CPF válidos. O pagamento é por CPF e não pela quantidade de caminhões em nome do motorista.
Mensalmente, o Ministério do trabalho vai repassar ao Ministério da Infraestrutura a relação dos motoristas com cadastro ativo no RNTR-C e com direito ao benefício. A expectativa é de que o terceiro lote seja pago em 24 de setembro, seguido de 26 de novembro e 17 de dezembro.
O Ministério de Infraestrutura vai repassar todo mês ao Ministério do Trabalho e Previdência a relação de caminhoneiros “ativos” no cadastro do RNTR-C. O calendário de pagamentos segue o cronograma do envio destas informações. A previsão é de que o terceiro lote esteja disponível para pagamento em 24 de setembro, e as demais parcelas nos dias 22 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro.
Leia também – Carro elétrico, o lado ruim que ninguém conta
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo
Confira a tabela abaixo com as datas do Auxílio para caminhoneiros
– Pagamento em 9/8 para dados “ativos” até 22/7
– Pagamento em 24/9 para dados “ativos” até 11/9
– Pagamento em 22/10 para dados “ativos” até 9/10
– Pagamento em 26/11 para dados “ativos” até 13/11
– Pagamento em 17/12 para dados “ativos” até 4/12
Auxílio para caminhoneiros