O carro do Ano 2022 já tem o grande vencedor. O Hyundai Ioniq 5 foi o grande destaque na divulgação do resultado durante a abertura do Salão de Nova York e consagrou o modelo como campeão de três das seis categorias. A eleição do Carro do Ano acontece desde 2004, com júri composto de jornalistas automotivos de todo o mundo. Nesta edição, foram 102 jurados de 33 países diferentes.
O grupo final que concorria ao prêmio máximo no Carro do Ano 2022 tinha 28 modelos, lançados em 2021. A rodada final era composta por 3 modelos 100% elétricos, com o Ford Mustag Mach-E e e Kia EV6 perdendo para o grande campeão Hyundai Ionic 5.
Detalhes do Hyundai Ioniq 5, o Carro do Ano 2022
O campeão é vendido em versões de 1 ou 2 motores elétricos e com 3 opções de bateria que variam entre 58 kWh até 77,4 kW. O conjunto tem autonomia entre 350 km e 488 km, de acordo com a versão escolhida. Com seus ângulos bem marcados e vincos inusitados, o Ioniq 5 é futurista, limpo e original, apesar de ter como referência a primeira geração do Hyundai Pony (1975–1982). Destaque também para o desenho das lanternas traseiras, faróis e rodas, em um estilo que o fabricante sul-coreano chama de Parametric Pixel (pixel paramétrico).
Na categoria World Luxury Car do Carro do Ano 2022, para carros de alto luxo, quem levou a melhor foi o também elétrico Mercedes-Benz EQS. Esse enorme sedã de formas fluidas e muito aerodinâmicas disfarça bem seus mais de 5,20m de comprimento. O EQS sai de fábrica em versões de 1 motor acoplado ao eixo traseiro ou 2 motores sendo 1 para cada eixo.
As configurações topo de linha do EQS trazem uma impressionante tela chamada de Hyperscreen, que vai de uma ponta à outra do painel.
Na categoria World Performance Car do Carro do Ano 2022, para modelos esportivos, mais um carro totalmente elétrico levou a melhor: o premiado foi o Audi e-tron GT, que ficou à frente dos finalistas BMW M3/M4 e Toyota GR86/Subaru BRZ. O e-tron GT foi lançado no ano passado como a versão Audi do aclamado Porsche Taycan. Os dois são grandes carros executivos de quatro portas, compartilham a mesma plataforma e cerca de 40% dos componentes. A maior diferença do e-tron GT está no visual assinado pelo polonês Parys Cybulski. Em sua versão mais braba, a RS, o e-tron GT pode ir de 0 a 100km/h em 3,3 segundos.
Neste post: Carro elétrico – O lado ruim que ninguém conta
Na categoria World Urban Car do Carro do Ano 2022 aparece o único não-elétrico premiado, o Toyota Yaris Cross, que ficou à frente dos também finalistas Volkswagen Taigun (o irmão indiano do nosso T-Cross) e Opel Mokka (parente do atual Peugeot 208). Fabricado no Japão e na França, o Yaris Cross é um crossover derivado do Yaris de quarta geração, que por sinal nada tem a ver com o modelo homônimo fabricado no Brasil.
Outro prêmio para o Ioniq 5 foi o de melhor desenho do ano. É a primeira vez que uma das marcas do Hyundai Motor Group leva o troféu World Car Design of the Year — os outros finalistas de 2022 foram o Kia EV6 (do mesmo grupo) e o Audi e-tron GT.
Fonte: Motor1
Os comentários estão encerrado.